Metodologias de Investigação Socioeducativa

Course category1.º Semestre
O objetivo da unidade curricular Metodologias de Investigação Socioeducativa é proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos conducentes à elaboração de um projeto de investigação
Teacher: Filipe Couto

Expressão Artística

Course category1.º Semestre
As expressões artísticas tem sido um instrumento valioso nos diferentes tipos de problemáticas relacionadas com a intervenção socioeducativa quer seja na reconfiguração identitária, reforçando a resiliência, a capacitação e a capacidade de mudança. Espera-se, com a aquisição desses conhecimentos, que os estudantes sejam capazes de identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-las na atividade socioeducativa; elaborar e dinamizar práticas artísticas na intervenção socioeducativa e de caráter sociocultural (sistema de atividades lúdico-criativas) como potencialidade para a inclusão social e o estabelecimento de relações interpessoais positivas.

Educação para o Lazer e Tempo Livre

Course category1.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá:
• Situar a educação do lazer e do tempo livre nos desafios da sociedade contemporânea e no contexto da intervenção socioeducativa;
• Compreender as relações entre trabalho, tempo livre e práticas de lazer;
• Reconhecer a dimensão pedagógica e socializadora do tempo livre;
• Reconhecer a educação do lazer e do tempo livre como uma das áreas prioritárias da intervenção socioeducativa;
• Analisar projetos de intervenção socioeducativa no âmbito da sociopedagogia do lazer e do tempo livre;
• Refletir sobre as atitudes, ideias e valores que caracterizam e justificam a atividade festiva, lúdica e desportiva do ser humano.
Teacher: Isabel Sousa

Educação Ambiental - opção1

Course category3.º Semestre
A disciplina de Educação Ambiental (EA) pretende consolidar e desenvolver conhecimentos sobre mesma e as suas implicações práticas ao nível da educação social, com os seguintes objetivos principais:
1) Autoanalisar preconceitos, valores e estilos de vida adquiridos em relação ao ambiente e à crise ambiental;
2) Compreender a "crise ambiental" como uma realidade complexa, que exige, entre outras, respostas de natureza educacional e cultural;
3) Adquirir uma visão complexa, dinâmica e integrada dos elementos biofísicos e socioculturais do ambiente;
4) Conhecer e valorizar a importância da educação ambiental como estratégia para avançar no sentido de uma sociedade ecologicamente sustentável e socialmente equitativa;
5) Considerar o papel profissional do educador/a social na conceção e na prática de processos educativos que abordem necessidades ou problemas relacionados com o ambiente;
6) Dominar os conceitos fundamentais desta área de estudo;
7) Conhecer técnicas, experiências, recursos e infraestruturas específicas da Educação Ambiental.

Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos de Risco

Course category3.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá: Reconhecer a importância das ações de prevenção e intervenção em contextos específicos, dotando-os de estratégias para planear e executar programas de prevenção e intervenção socioeducativa; Desenvolver uma visão do jogo complexo de fatores de risco e fatores de proteção, como pano de fundo, para a prevenção e a intervenção socioeducativa.
Teacher: Isabel Sousa