Metodologias de Investigação Socioeducativa
Course category1.º Semestre
O objetivo da unidade curricular Metodologias de Investigação Socioeducativa é proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos conducentes à elaboração de um projeto de investigação
Teacher: Filipe Couto
Expressão Artística
Course category1.º Semestre
As expressões artísticas tem sido um instrumento valioso nos diferentes tipos de problemáticas relacionadas com a intervenção socioeducativa quer seja na reconfiguração identitária, reforçando a resiliência, a capacitação e a capacidade de mudança. Espera-se, com a aquisição desses conhecimentos, que os estudantes sejam capazes de identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-las na atividade socioeducativa; elaborar e dinamizar práticas artísticas na intervenção socioeducativa e de caráter sociocultural (sistema de atividades lúdico-criativas) como potencialidade para a inclusão social e o estabelecimento de relações interpessoais positivas.
Educação para o Lazer e Tempo Livre
Course category1.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá:
• Situar a educação do lazer e do tempo livre nos desafios da sociedade contemporânea e no contexto da intervenção socioeducativa;
• Compreender as relações entre trabalho, tempo livre e práticas de lazer;
• Reconhecer a dimensão pedagógica e socializadora do tempo livre;
• Reconhecer a educação do lazer e do tempo livre como uma das áreas prioritárias da intervenção socioeducativa;
• Analisar projetos de intervenção socioeducativa no âmbito da sociopedagogia do lazer e do tempo livre;
• Refletir sobre as atitudes, ideias e valores que caracterizam e justificam a atividade festiva, lúdica e desportiva do ser humano.
• Situar a educação do lazer e do tempo livre nos desafios da sociedade contemporânea e no contexto da intervenção socioeducativa;
• Compreender as relações entre trabalho, tempo livre e práticas de lazer;
• Reconhecer a dimensão pedagógica e socializadora do tempo livre;
• Reconhecer a educação do lazer e do tempo livre como uma das áreas prioritárias da intervenção socioeducativa;
• Analisar projetos de intervenção socioeducativa no âmbito da sociopedagogia do lazer e do tempo livre;
• Refletir sobre as atitudes, ideias e valores que caracterizam e justificam a atividade festiva, lúdica e desportiva do ser humano.
Teacher: Isabel Sousa