Educação e Expressão Dramática
Course category5.º Semestre
A Unidade Curricular tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolverem competências de expressão e comunicação no domínio da expressão dramática.
Teacher: Carla Cunha
Iniciação à Prática Profissional I
Course category5.º Semestre
A unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional I (IPP I) compreende todas as atividades de observação que o aluno desenvolve em contexto pré-escolar e 1.º ciclo através de instrumentos teórico-metodológicos que lhe permitam observar e caracterizar aspetos sociais, organizacionais e curriculares desse contexto.
Assim, IPP I tem como objetivos: conhecer e analisar os contextos organizacionais onde estão inseridos; apreender em contexto como se desenvolvem as funções e tarefas do educador/ professor, assimilar o modo como os docentes vivenciam a profissão e lidam com as contingências com que se deparam.
Desta forma, a IPP I pretende que os/as alunos/as desenvolvam as seguintes competências: adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de compreensão face aos processos educativos e dinâmicas de ensino-aprendizagem; manifestar capacidade para compreender a complexidade do processo educativo em geral, dos processos de ensino em particular; construir e utilizar instrumentos metodológicos para a recolha de elementos no campo da observação; desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e de reflexão sobre a informação que reúne; perceber a necessidade da auto-aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida; distinguir e assumir a especificidade da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Assim, IPP I tem como objetivos: conhecer e analisar os contextos organizacionais onde estão inseridos; apreender em contexto como se desenvolvem as funções e tarefas do educador/ professor, assimilar o modo como os docentes vivenciam a profissão e lidam com as contingências com que se deparam.
Desta forma, a IPP I pretende que os/as alunos/as desenvolvam as seguintes competências: adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de compreensão face aos processos educativos e dinâmicas de ensino-aprendizagem; manifestar capacidade para compreender a complexidade do processo educativo em geral, dos processos de ensino em particular; construir e utilizar instrumentos metodológicos para a recolha de elementos no campo da observação; desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e de reflexão sobre a informação que reúne; perceber a necessidade da auto-aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida; distinguir e assumir a especificidade da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Teacher: Carla Cunha, Rosa Martins