Estágio
Course category5.º e 6º Semestre
Observatório de Educação Social
Course category5.º e 6º Semestre
Objetivos da unidade curricular e competências e desenvolver:
- Permitir uma aproximação às realidades socioeducativas e aos espaços de ação da educação social.
- Refletir sobre as questões emergentes em contextos de intervenção da educação social, através de
investigações, produções escritas e comunicações verbais.
- Desenvolver as capacidades de análise e de síntese, nos domínios da cientificidade da profissão.
- Impulsionar saber teórico para a análise de contextos de intervenção, com vista à resolução criativa
de problemas e à tomada de decisões.
- Fomentar o exercício reflexivo da profissão, da ética e da deontologia, tal como a construção de
práticas socioeducativas, que tenham na base um pensamento analítico e autónomo.
Competências a desenvolver:
- Capacidade para identificar as diferentes organizações sociais, sua estrutura, políticas, programas
e projetos que desenvolvem, face aos diferentes problemas sociais e educativos.
- Capacidade de observar a realidade socioeducativa onde se desenvolve a ação do técnico superior
de educação social em diferentes contextos.
- Capacidade para elaborar documentos reflexivos sobre a prática da educação social.
- Permitir uma aproximação às realidades socioeducativas e aos espaços de ação da educação social.
- Refletir sobre as questões emergentes em contextos de intervenção da educação social, através de
investigações, produções escritas e comunicações verbais.
- Desenvolver as capacidades de análise e de síntese, nos domínios da cientificidade da profissão.
- Impulsionar saber teórico para a análise de contextos de intervenção, com vista à resolução criativa
de problemas e à tomada de decisões.
- Fomentar o exercício reflexivo da profissão, da ética e da deontologia, tal como a construção de
práticas socioeducativas, que tenham na base um pensamento analítico e autónomo.
Competências a desenvolver:
- Capacidade para identificar as diferentes organizações sociais, sua estrutura, políticas, programas
e projetos que desenvolvem, face aos diferentes problemas sociais e educativos.
- Capacidade de observar a realidade socioeducativa onde se desenvolve a ação do técnico superior
de educação social em diferentes contextos.
- Capacidade para elaborar documentos reflexivos sobre a prática da educação social.
Teacher: Ana Camoes