Iniciação à Pedagogia Social
Course category1.º Semestre
Empreendedorismo Social
Course category3.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá reconhecer a necessidade de desenvolver um espírito empreendedor, inovador e criativo, procurando desenvolver as “soft skills” necessárias para o alcance do sucesso na área.
Conhecer organizações e práticas de empreendedorismo social de forma a conseguir "apropriar-se" de uma série de ferramentas e técnicas.
O aluno deverá também ser capaz de identificar as "escolas" centrais no estudo da temática, assim como identificar boas práticas e práticas inovadoras de empreendedorismo social.
Gradualmente, ao longo das aulas, será construído um pequeno projeto de empreendedorismo social.
Conhecer organizações e práticas de empreendedorismo social de forma a conseguir "apropriar-se" de uma série de ferramentas e técnicas.
O aluno deverá também ser capaz de identificar as "escolas" centrais no estudo da temática, assim como identificar boas práticas e práticas inovadoras de empreendedorismo social.
Gradualmente, ao longo das aulas, será construído um pequeno projeto de empreendedorismo social.
Métodos de Intervenção Profissional
Course category3.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá: Compreender os conceitos e âmbitos de atuação da intervenção profissional; Conhecer diferentes modelos de intervenção profissional junto de diferentes públicos; Diferenciar modelos centrados nos objetivos, na situação e nos processos; Explorar métodos e técnicas bases da intervenção profissional; Adequar os recursos e os métodos às diferentes situações contextuais; Utilizar estratégias pedagógicas que facilitem diferentes níveis de interação.
Teacher: Isabel Sousa
Conceção e Gestão de Projetos em Intervenção Sociocomunitária
Course category3.º Semestre
Teacher: Cindy Vaz
Populações e Problemáticas Específicas
Course category3.º Semestre
No final da unidade curricular o aluno deverá: Reconhecer a importância das ações de prevenção e intervenção em contextos específicos, dotando-os de estratégias para planear e apoiar na execução de programas de prevenção e intervenção socioeducativa; Desenvolver uma visão do jogo complexo de fatores de risco e fatores de proteção, como pano de fundo, para a prevenção e a intervenção socioeducativa.
Teacher: Isabel Sousa