Políticas Socioeducativas e Direitos Humanos

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Ana Camões

Metodologias de Investigação Socioeducativa

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
O objetivo da unidade curricular Metodologias de Investigação Socioeducativa é proporcionar o contacto com uma variedade de pressupostos teóricos e metodológicos que sirvam de base ao desenvolvimento de processos investigativos conducentes à elaboração de um projeto de investigação
Professor: Filipe Couto

Expressão Artística

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
As expressões artísticas tem sido um instrumento valioso nos diferentes tipos de problemáticas relacionadas com a intervenção socioeducativa quer seja na reconfiguração identitária, reforçando a resiliência, a capacitação e a capacidade de mudança. Espera-se, com a aquisição desses conhecimentos, que os estudantes sejam capazes de identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-las na atividade socioeducativa; elaborar e dinamizar práticas artísticas na intervenção socioeducativa e de caráter sociocultural (sistema de atividades lúdico-criativas) como potencialidade para a inclusão social e o estabelecimento de relações interpessoais positivas.

Técnicas de Expressão e Comunicação

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: César Freitas

Educação para o Lazer e Tempo Livre

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
No final da unidade curricular o aluno deverá:
• Situar a educação do lazer e do tempo livre nos desafios da sociedade contemporânea e no contexto da intervenção socioeducativa;
• Compreender as relações entre trabalho, tempo livre e práticas de lazer;
• Reconhecer a dimensão pedagógica e socializadora do tempo livre;
• Reconhecer a educação do lazer e do tempo livre como uma das áreas prioritárias da intervenção socioeducativa;
• Analisar projetos de intervenção socioeducativa no âmbito da sociopedagogia do lazer e do tempo livre;
• Refletir sobre as atitudes, ideias e valores que caracterizam e justificam a atividade festiva, lúdica e desportiva do ser humano.
Professor: Joana Carvalho

Pedagogia e Educação Social

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Cindy Vaz

Psicologia do Desenvolvimento

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Dionisia Tavares

Escola, Família e Sociedade

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
A disciplina de Escola, Família e Sociedade tem como grandes objetivos: reconhecer e compreender a escola e a família como sistemas sociais complexos; refletir sobre os problemas sociais dos contextos escolares; compreender as relações entre família-escola; analisar o conceito de famílias, conhecer a sua evolução e características na sociedade contemporânea; desenvolver capacidades de intervenção junto das famílias numa perspetiva sistémica; reconhecer a importância da escola e da família numa sociedade globalizada; refletir sobre as sociedades contemporâneas, tensões e desafios; contextualizar os processos desenvolvidos pela escola, família e comunidade no desempenho das funções educativas; construir estratégias e técnicas de intervenção socioeducativa na família e na escola.

Animação Sociocultural e Educativa

Categoria da disciplina2025/2026 - 1º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Isabel Sousa

TIC em Educação Social - opção 1

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social

Educação Ambiental - opção1

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social
A disciplina de Educação Ambiental (EA) pretende consolidar e desenvolver conhecimentos sobre mesma e as suas implicações práticas ao nível da educação social, com os seguintes objetivos principais:
1) Autoanalisar preconceitos, valores e estilos de vida adquiridos em relação ao ambiente e à crise ambiental;
2) Compreender a "crise ambiental" como uma realidade complexa, que exige, entre outras, respostas de natureza educacional e cultural;
3) Adquirir uma visão complexa, dinâmica e integrada dos elementos biofísicos e socioculturais do ambiente;
4) Conhecer e valorizar a importância da educação ambiental como estratégia para avançar no sentido de uma sociedade ecologicamente sustentável e socialmente equitativa;
5) Considerar o papel profissional do educador/a social na conceção e na prática de processos educativos que abordem necessidades ou problemas relacionados com o ambiente;
6) Dominar os conceitos fundamentais desta área de estudo;
7) Conhecer técnicas, experiências, recursos e infraestruturas específicas da Educação Ambiental.

Ética e Deontologia Profissional

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Ana Camões

Estratégias de Intervenção Socioeducativa em Contextos de Risco

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social
No final da unidade curricular o aluno deverá: Reconhecer a importância das ações de prevenção e intervenção em contextos específicos, dotando-os de estratégias para planear e executar programas de prevenção e intervenção socioeducativa; Desenvolver uma visão do jogo complexo de fatores de risco e fatores de proteção, como pano de fundo, para a prevenção e a intervenção socioeducativa.
Professor: Isabel Sousa

Educação para a Saúde

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Teresa Lopes

Inglês - opção 2

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social

Psicopatologias - opção 2

Categoria da disciplina2025/2026 - 2º ano - Licenciatura em Educação Social
Professor: Dionisia Tavares