Educação e Expressão Dramática
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
A Unidade Curricular tem como objetivo principal proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolverem competências de expressão e comunicação no domínio da expressão dramática.
Professor: Carla Cunha
Educação e Expressão Musical
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Ana Paula Malotti
Didática da Matemática
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Estrela Paulo
Didática da Língua Portuguesa
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Pedro Roriz
Iniciação à Prática Profissional I
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
A unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional I (IPP I) compreende todas as atividades de observação que o aluno desenvolve em contexto pré-escolar e 1.º ciclo através de instrumentos teórico-metodológicos que lhe permitam observar e caracterizar aspetos sociais, organizacionais e curriculares desse contexto.
Assim, IPP I tem como objetivos: conhecer e analisar os contextos organizacionais onde estão inseridos; apreender em contexto como se desenvolvem as funções e tarefas do educador/ professor, assimilar o modo como os docentes vivenciam a profissão e lidam com as contingências com que se deparam.
Desta forma, a IPP I pretende que os/as alunos/as desenvolvam as seguintes competências: adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de compreensão face aos processos educativos e dinâmicas de ensino-aprendizagem; manifestar capacidade para compreender a complexidade do processo educativo em geral, dos processos de ensino em particular; construir e utilizar instrumentos metodológicos para a recolha de elementos no campo da observação; desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e de reflexão sobre a informação que reúne; perceber a necessidade da auto-aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida; distinguir e assumir a especificidade da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Assim, IPP I tem como objetivos: conhecer e analisar os contextos organizacionais onde estão inseridos; apreender em contexto como se desenvolvem as funções e tarefas do educador/ professor, assimilar o modo como os docentes vivenciam a profissão e lidam com as contingências com que se deparam.
Desta forma, a IPP I pretende que os/as alunos/as desenvolvam as seguintes competências: adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de compreensão face aos processos educativos e dinâmicas de ensino-aprendizagem; manifestar capacidade para compreender a complexidade do processo educativo em geral, dos processos de ensino em particular; construir e utilizar instrumentos metodológicos para a recolha de elementos no campo da observação; desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e de reflexão sobre a informação que reúne; perceber a necessidade da auto-aprendizagem e desenvolvimento ao longo da vida; distinguir e assumir a especificidade da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Professor: Carla Cunha, Rosa Martins
Opção II - Educação para a Saúde
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Joana Torres
Opção II - Educação Inclusiva
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Cristina Machado, Susana Teixeira
Opção - Contextos Educativos e Prática Profissional
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Carla Cunha
Seminário Interdisciplinar em Expressões
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Didática das Expressões
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Didática do Estudo do Meio
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
Professor: Joana Torres
Iniciação à Prática Profissional II
Categoria da disciplina2025/2026 - 3º ano - Licenciatura em Educação Básica
A unidade curricular de IPPII visa dotar o aluno com um conhecimento empírico sobre a realidade educativa dos contexto não formais e do 2.º ciclo do ensino básico. Representa uma oportunidade para o aluno observar e caracterizar aspetos sociais, organizacionais e curriculares desses contextos.